Semente de Luz

Informativo da Instituição

Ano III - Nº 23 - Abril de 2011



Tsunami na visão espírita

            
Manoel Philomeno de Miranda fala sobre o tsunami ocorrido em 2004 na Indonésia através da mediunidade de Divaldo Franco no livro "Transição Planetária": E tão atualizado hoje.

O insólito e trágico choque das placas tectônicas gerador das imensas ondas destrutivas (tsunami), era aguardado, e que providências espirituais haviam sido tomadas, inclusive, construindo-se um posto de socorro espiritual sobre a região que sofreu mais danos decorrentes do epicentro da catástrofe.

Engenheiros e arquitetos desencarnados movimentaram-se com rapidez e edificaram uma comunidade de emergência, que a todos nos albergaria logo mais, recebendo também aqueles aos quais socorrêssemos.

Curiosamente ampliou os conhecimentos, informando que os ocidentais em férias que se fizeram vítimas, mantinham profunda ligação emocional com aquele povo e foram atraídos por forças magnéticas para resgatar, na ocasião, velhos compromissos que lhes pesavam na economia moral... Nada acontece, sem os alicerces da causalidade!” E na questão 728 os Espíritos dizem: "Preciso é que tudo se destrua para renascer e se regenerar. Porque, o que chamais destruição não passa de uma transformação, que tem por fim a renovação e melhoria dos seres vivos."

O livro dos Espíritos esclarece sobre as dores coletivas, informando que os erros do passado muitas vezes são ressarcidos assim.

A Lei de Causa e Efeito reúne devedores em regiões e circunstâncias especiais, onde a natureza pode manifestar distúrbios de pequeno, médio ou grande porte. Não há perdas que não estejam dentro da programação divina. É preciso que se diga que milhares foram liberados dessas dores por terem se redimido com as ações do Bem e do Amor. Além do resgate coletivo precisamos lembrar que, assim como nós, nosso planeta também ascenderá na escala dos mundos. Como está explicado na questão 41 de O Livro dos Espíritos, “Deus renova os mundos, como renova os seres vivos.” Como explica no livro A Gênese, cap. XI, item 15, Os planetas são formados de fluido cósmico universal. Com o tempo, estes planetas se esgotam pelo envelhecimento, por isso, dissolvem-se pouco a pouco devolvendo ao espaço o fluido cósmico que utilizaram para formar-se. Este fluido que é devolvido ao espaço será utilizado na formação de outros mundos. Cada vez que os habitantes evoluem ESPIRITUALMENTE, o planeta sofre um decréscimo junto, ele se modifica, sofre perdas, não só em consequência do atrito, Mais uma vez a orientação é:ORAR E VIGIAR!
          

                

Educação dos sentimentos 
Fátima Farias



Somos movidos a sentimentos: positivos e negativos, os que nos elevam e os que nos afugentam... Eles estão em nós, fazem parte de nós. Não tocamos, não vemos, mas sentimos como uma força íntima que move nossas ações e a maneira como lidamos com eles é que faz a diferença. Mas como administrarmos tudo isso para investir numa qualidade de vida satisfatória? A filósofa Rebeca Arruda, autora de uma tese de mestrado, descobriu fórmulas para isso e afirma que Educação dos Sentimentos é um ensino-aprendizagem de exercícios teóricos/práticos que promovem a qualificação do caráter humano. Destaca a dicotomia egoísmo e amor e a inter-relação entre ambos para analisar o processo.

Se observarmos bem a vida, descobriremos que nosso dia-a-dia, ou melhor, nossas ações, são norteadas por altos e baixos, em termos de ânimo e de tentativas de acertar, numa busca desenfreada pelo bem-estar. No entanto, por sermos peregrinos em evolução espiritual ainda conduzimos resquícios que necessitam serem educados. Rebeca explica que existe uma larga diferença entre ser civilizado e ser moralizado e o primeiro passo para a conquista desta moralização seria transformar o egoísmo em amor, trabalhando os filhos do egoísmo: ambição, orgulho, ódio, maldade e ciúme, que se desdobram em inúmeros descendentes nocivos. A autora conceitua egoísmo como uma força magnética de redução, que diminui as capacidades biopsicossociais e espirituais dos seres humanos. Mas como seria o caminho da reversão energética? Ora, deixando sobressair o antídoto do egoísmo, que é o amor e suas equivalências positivas, experienciando a humildade (auto-consciência), fé, gratidão, justiça, piedade, prudência, benevolência, indulgência, perdão, obediência, resignação, afabilidade, solidariedade, paciência e fraternidade. Não de forma passiva, apática, mas promovendo o amor, segundo ela, em contraposição ao egoísmo, como força magnética de expansão que promove o aumento das capacidade biopsicossociais e espirituais dos seres humanos.

Rebeca evidencia que todo sentimento é força energética qualificativa da ação. Com base neste gancho, lembremos, caríssimos leitores, que tudo na natureza é neutro e o homem é quem qualifica. Uma faca pode ser um útil utensílio doméstico, coadjuvante no processo de uma deliciosa culinária, ou uma arma que mata e destrói, assim como a bomba extermina nações, mas a de cobalto salva enfermos do câncer. Até um mesmo avião que minimiza distâncias é utilizado para assassinato coletivo. Enfim, todos os sentimentos, bons ou maus, estão dentro de nós. Cabe a cada um o processo de irmos combatendo aqueles aspectos que reduzem nossas potencialidades,

burilando-os e transformando-os, rumo à expansão da energia benéfica, cristalina, crística e engrandecedora do ser. Observem que quanto mais bombardearmos um recipiente com água limpa, a sujeira vai automaticamente desaparecendo, para ceder espaço à limpidez. Assim façamos com nossas enraizando condutas salutares, através de hábitos saudáveis para expulsar os empecilhos ao nosso crescimento e gerar consequências satisfatórias.
Boa sorte nesta caminhada !



Externamos o nosso agradecimento a DEUS, a JESUS e ao nosso mentor espiritual, Humberto de Campos, além dos que apoiaram, acreditando em nosso trabalho. 

Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. Momentos inesquecíveis!!!




Contato


Nome *
E-mail *
Assunto *
Mensagem *